Lição dez: Jesus Feito Arrependimento Possível

Noite Familiar Livro de Recursos , (1997), 39

Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro.
[ D & C 58:42 ]
FINALIDADE
Ajude a sua família apreciar o dom do arrependimento, que nos dá uma oportunidade para superar nossas fraquezas e crescer com a experiência.

Para o pai
Você pode imaginar como você se sentiria se você nunca poderia ser perdoado por quaisquer erros que você cometeu? Pense no grande fardo que teria de transportar, sempre lembrando de todos os erros que você fez na vida, nunca sendo capaz de ser livre deles e realmente crescer, nunca percebendo a possibilidade de tornar-se como o Pai Celestial ou ser capaz de voltar e morar com ele novamente.

Quão gratos devemos ser a de nosso Salvador, Jesus Cristo, que nos amou tanto que ele sofreu e morreu por nós, para que pudesse se arrepender. Por causa de sua expiação, podemos ser perdoados de nossos pecados se nos arrependermos verdadeiramente, e podemos ir on-aliviado, mais sábio e mais forte a atingir o nosso potencial.

PREPARAÇÃO
1. Obter uma imagem do bebê de cada membro da família, incluindo os pais. Não identificar as imagens.
2. Consulte as imagens de Jesus no Getsêmani e Jesus na cruz da lição 14 , “tomar o sacramento.”
3. Fornecer um pedaço de papel e um lápis para cada membro da família.
HINO sugerido e CANÇÃO
“Assombro Me Causa” ( Hinos, nenhum. 193 ).

“Eu Quero Viver o Evangelho” ( Músicas para Crianças, p.148 ).

SUGESTÃO
Quando você era um bebê

Mostrar as fotos do bebê de cada membro da família. As crianças, especialmente os mais jovens, irão desfrutar de adivinhar que os diferentes membros da família estão nas fotos.

Discuta com sua família o que seu filho mais novo era como um bebê. Explique que ele era muito especial. Ele era puro e inocente do delito, porque ele tinha acabado de chegar do Pai Celestial e seu lar celestial. Aponte para cada uma das outras imagens. Explique que todos vocês eram puros quando você saiu da presença do Pai Celestial, que você não tem nenhum pecado.

Nós todos cometer erros e Sin

Mostre uma fotografia do bebê de novo, e explicar que o Pai Celestial sabia que não iria ficar sempre tão puro como éramos quando éramos bebês. Explique que ele sabia que tudo o que iria crescer e que, enquanto estávamos aprendendo a fazer o certo seria fazer alguns erros e pecados. Claro que seria melhor se nunca pecou, ​​e poderia permanecer inocente como um bebê, mas todos nós somos tentados e todos nós o pecado.

Diga que o Pai Celestial sabia que o fardo de nossos pecados que nos impedem de crescer espiritualmente e de alcançar o nosso maior potencial aqui na terra.

Explique que também não seria capaz de voltar a viver com nosso Pai Celestial, se os nossos pecados não pode ser tirado ou removido, porque nenhuma coisa impura ou pecadora pessoa pode viver com ele.

•Por que poderia uma pessoa pecadora não viver com o Pai Celestial?
Ter um membro da sua família leia 1 Néfi 15:33-35 em voz alta. Saliente que os nossos pecados nos manter sobrecarregados e tornar impossível para voltar à presença do Pai Celestial um dia (ver 2 Néfi 09:23 ).

Jesus pagou por nossos pecados

Ver as imagens de Jesus no Getsêmani e Jesus na cruz (ambos na lição 14, “Participar do Sacramento”). Diga que o Pai Celestial enviou Jesus para nos ajudar a vencer o pecado. Jesus sofreu e morreu para pagar pelos nossos pecados. Ele era o único que poderia pagar pelos nossos pecados. Nós não poderiam ser perdoados por nossos próprios esforços.

Por causa do sacrifício e expiação de Jesus, podemos nos arrepender e se tornar puro novamente. Podemos ser livres para progredir e ser limpo para viver com nosso Pai Celestial novamente um dia. Leia Doutrina e Convênios 58:42 em voz alta.

Podemos nos arrepender e Crescer

Ter um membro da família ler em voz alta Doutrina e Convênios 19:16 : “Eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam.”

Explique que, se Jesus não tivesse expiado os nossos erros, não poderia ser perdoado e teria que continuar a sofrer por eles. No entanto, porque ele sofreu por nós, podemos ser perdoados, se nos arrependermos. Para ajudar a ilustrar esse processo, ter alguém leia ou conte a seguinte história do Presidente David O. McKay:

“Um dia, um grupo de garotos estavam nadando. Talvez fosse mais correto dizer, eles estavam aprendendo a nadar; pois ninguém pode levar mais do que alguns cursos. Logo abaixo deles a uma curta distância para baixo o fluxo era um buraco traiçoeiro muito além de sua profundidade. Para isso, seja através de bravatas ou acidente, um jovem ousado ou mergulhou ou caiu. Ele tornou-se impotente para salvar a si mesmo; e por um momento seus companheiros eram impotentes para ajudá-lo. Felizmente, com presença de espírito e de ação rápida, puxou uma longa vara de uma cerca de salgueiro e segurou uma das pontas em direção ao rapaz se afogando. O último agarrou, segurou com força, e foi salvo.

“Todos os meninos declararam que o rapaz venturesome devia sua vida ao menino que forneceu os meios de socorro.” (“O Evangelho de Trabalho,” Instrutor, janeiro 1955, p. 1.)

Explique para a sua família que Jesus é como o socorrista e sua expiação é como o pau. Jesus nos oferece a Expiação como a maneira de receber o perdão. Quando nos arrependemos, podemos estender a mão para aceitar a Expiação como o menino se afogando estendeu a mão para segurar a vara. Se aceitarmos a Expiação por arrependimento, seremos perdoados e não ter que continuar sofrendo por nossos pecados. Podemos aprender com nossos erros e continuar a progredir. Vamos ser mais forte e mais sábio, se temos que superar nossos erros e aprendemos com nossas experiências.

Arrependimento quiz

Para ajudar a sua família a entender mais sobre o dom do arrependimento, distribua papéis e lápis, e tomar o seguinte teste verdadeiro ou falso como uma família. Você pode querer dividir sua família em duas equipes. As crianças pequenas poderia trabalhar com crianças mais velhas em responder às perguntas. Escolha antes de o tempo se vai discutir as respostas após cada pergunta ou depois de terminar todo o questionário.

1. O sofrimento ea morte de Jesus há quase dois mil anos atrás não afeta nossas vidas hoje. (Falso. Se Jesus não tivesse expiado nossos pecados, nós não poderia arrepender-se e crescer. Nós nunca poderíamos voltar a viver com nosso Pai Celestial. Cada pessoa que já viveu ou viverá sobre a terra é afetada pelo sacrifício de Jesus. )
2. Quando cometer um erro ou pecado, Jesus deixa de nos amar. (Falso. Jesus nunca deixa de nos amar. É por causa do seu amor que temos o dom do arrependimento.)
3. Porque Jesus sofreu e morreu pelos nossos pecados, eles são automaticamente perdoado. (Falso. Jesus pode perdoar apenas aqueles que estão arrependido de seus pecados e que se arrependem deles.)
4. Quando nos arrependemos de um pecado, estamos completamente perdoados e nós não precisa se ​​preocupar com mais nada. (Verdadeiro. Quando nos arrependemos de um pecado o Senhor não só nos perdoa, mas o nosso pecado também é esquecido [ver Isaías 1:16-18 , D & C 58:42 ].)
5. Quando nos arrependemos de nossos pecados, podemos aprender através de corrigir nossos erros e continuar a crescer e progredir espiritualmente. (Verdadeiro. Quando nos arrependemos de nossos pecados, nós somos livres para ir e não ser detido por causa deles. Nossas fraquezas podem mesmo tornar-se os nossos pontos fortes. Ver Éter 12:27 .])
Seja grato pelo dom do arrependimento

Compartilhe seu testemunho de Jesus como seu salvador, e expressar sua gratidão por seu amor e sacrifício que fez possível o arrependimento. Você pode querer relatar uma experiência sobre como o arrependimento tem abençoado a sua vida e ajudou a crescer. As crianças mais velhas também podem desejar prestar testemunho sobre o quanto o arrependimento significa para eles.

Termine a noite em casa cantando “Assombro Me Causa”, ou ler as palavras da canção juntos em voz alta.

ADAPTAÇÃO PARA CRIANÇAS MENORES
Comece com as fotos do bebê, e deixar que as crianças cujas fotos acho que eles são. Explique simplesmente como todos nós cometemos erros à medida que crescem. Diga-lhes que Jesus tornou possível que nos arrependamos. Explique que se arrepender significa mudar de fazer algo errado para fazer a coisa certa. Nós podemos receber o perdão, se nós cometemos erros depois que está arrependido e não fazê-las mais. Explique que o perdão significa que o Senhor não se lembrará de nossos erros mais.

Conte a seguinte história:

Julie arrepende

Julie foi jogar com sua amiga Lisa. Lisa tinha algumas roupas novas para a boneca, e eles passaram a tarde tentando-los todos na boneca. Foi divertido ver a boneca em tantas roupas diferentes. Quando Julie vestiu o casaco para ir para casa, ela escorregou um dos novos vestidos de boneca de Lisa em seu bolso. Ela não acha que Lisa iria perdê-la porque ela tinha tantas outras roupas para sua boneca.

Julie colocar o vestido em sua boneca, quando ela chegou em casa, mas ele não parecia tão divertido jogar com o vestido desta vez. Ela sabia que o vestido pertencia a seu amigo, e que sentia muito que ela tinha tomado. No jantar Julie não sentir vontade de comer. Ela estava preocupada com o vestido e não se sentir bem por dentro. Tudo o que podia pensar era que ela tinha tomado o vestido. Ela sabia que estava errado.

Depois do jantar, ela disse à mãe o que tinha feito e pediu-lhe para ir com ela para a casa de Lisa para tirar o vestido de volta. Julie deu o vestido da boneca de Lisa e lhe disse que ela estava arrependida, ela tinha tomado. Lisa rapidamente perdoou Julie e disse-lhe que estava tudo bem. Em seguida, Julie disse à mãe que ela nunca mais iria tomar qualquer coisa que pertencia a outra pessoa. Julie ignorado todo o caminho para casa. Sentia-se bem agora; ela estava feliz.

Explique aos seus filhos que Julie fez algo errado, mas estava arrependido e mudado. Ela fez a coisa certa, tomando o vestido de volta. Isso é o que significa arrepender-se. Antes de Julie pegou o vestido de volta, ela estava preocupada e me senti mal, mas depois que ela estava feliz e me senti bem. Lembre às crianças que, quando eles cometem um erro que eles podem se arrepender e mudar, assim como Julie fez.

ADAPTAÇÃO PARA ADOLESCENTES E ADULTOS
Use as imagens do bebê, e reveja a seção “Sugestões para Futuro Lar Noites” em lição 9 : “Pai Celestial nos deu um Salvador. Explique que o preço que devemos pagar para aceitar a expiação de Jesus é o arrependimento, que pode incluir profunda tristeza e remorso doloroso. O Presidente Spencer W. Kimball escreveu:

“No entanto, ele tenta, um homem não pode escapar das conseqüências do pecado. Eles seguem como a noite segue o dia. Às vezes, as penalidades são atrasadas em chegar, mas eles são tão certo como a própria vida. Remorso e agonia vir. O remorso … pode ser deixado de lado com bravatas e lavagem cerebral, mas vai voltar a picar e pinch. Pode-se afogado em álcool ou temporariamente chocado em dormência nos pecados crescentes que se seguem, mas a consciência acabará por despertar e remorso e tristeza será seguido por dor e sofrimento. … E quanto mais tempo o arrependimento é empurrada para o fundo o mais requintado será o castigo quando ele finalmente vem à tona.

“As palavras de Alma nos dar o que é, talvez, o melhor relato bíblico do sofrimento requintado do pecador.

“Mas eu estava torturado com eterno tormento, porque minha alma estava perturbado com o mais alto grau e atormentada por todos os meus pecados.

“‘Sim, lembrei-me de todos os meus pecados e iniqüidades, pelos quais me vi atormentado com as penas do inferno; sim, eu vi que me havia rebelado contra o meu Deus e que não guardara seus santos mandamentos.

“‘… O próprio pensamento de entrar na presença de meu Deus atormentava-me a alma com inexprimível horror.

“‘Oh, pensei eu, para que pudesse ser banido e aniquilado a alma eo corpo, que não pode ser levado a ficar na presença do meu Deus, para serem julgados por meus atos.’ [ Alma 36:12-15 .]

“Se os homens só iria deixar os seus pecados perturbá-los cedo, quando os pecados são pequenos e poucos, quanta angústia seria salva-los!” ( O Milagre do Perdão [Salt Lake City: Bookcraft de 1969]., pp 141-42)

Discutir a seção na lição intitulada “podemos nos arrepender e crescer.” Você também pode dar o “Arrependimento Quiz.”

Discutir em profundidade Éter 12:27 , tal como se segue:

Quando tentamos seguir o Salvador e tornar-se mais como ele, nós viremos para ele.

E se os homens vierem a mim

Ao estudarmos as escrituras e padrão de nossas vidas depois que o Salvador, nós reconhecemos que em nossas vidas precisa ser melhorado.

Vou mostrar-lhes-ei sua fraqueza.

Deus nos permitiu ter a capacidade de cometer erros aqui na terra.

Eu dou a fraqueza aos homens

Nosso Pai Celestial permitiu que esta condição para que sejamos humildes e desejo de transformar a ele por nossa força e perceber que nós precisamos dele em tudo que fazemos.

para que sejam humildes ;

O dom da Expiação pagou pelos nossos pecados (veja Romanos 3:24 , 4:07 ).

e minha graça basta

É necessário ser humilde em primeiro lugar, a fim de ser ensinável e querem mudar e melhorar.

para todos os homens que humilham perante mim; para se humilhar -se diante de mim,

Jesus tornou possível que nos arrependamos e progresso. Sem fé no seu sacrifício expiatório, não podemos chegar e aceitar o dom da Expiação.

e tenham fé em mim,

Mesmo aquelas coisas que nós consideramos ser nossos maiores defeitos podem se tornar nossos pontos fortes, se nos voltamos para Jesus por perdão e força.

então farei com que as coisas fracas fortes para eles.

Saliente que Deus não quer que nos preocupemos com nossos pecados, uma vez que os venceram e se arrependeu. Juntos ler, discutir e memorizar Doutrina e Convênios 58:42 . Você também pode querer discutir Isaías 1:18 .

Conclua a lição tendo seus testemunho do Salvador e compartilhar suas experiências da bênção do arrependimento.

SUGESTÕES PARA O futuro lar EVENINGS
Compreender os passos do arrependimento

Há um bom material sobre o arrependimento em capítulo 19 , “Arrependimento”, de Princípios do Evangelho [31110], páginas 122 a 127. Discutir a definição, os passos, e da necessidade de arrependimento usando essa informação.

Aprender se perdoar

Muitas pessoas tomam todos os passos do arrependimento, exceto a última, que perdoa a si mesmos. Conte a história de como Saulo de Tarso, perseguidor dos santos depois da morte de Jesus, tornou-se o Apóstolo Paulo. Ele se tornou um missionário dedicado e bem sucedida. (Veja Atos 9:3-19 ).

•Se Paulo não tinha sido capaz de perdoar a si mesmo por seus pecados graves depois ele se arrependeu e tornou-se convertido, a eficácia de um missionário que ele teria sido?
•Se não perdoar a nós mesmos depois de ter se arrependido, o quão eficaz que pode estar em tudo o que fazemos?
Desenvolver o espírito de arrependimento

Tenha uma noite de casa para crianças mais velhas, adolescentes e adultos sobre o espírito de arrependimento. Enfatize que, embora os passos que muitas vezes discutir são importantes, a atitude de arrependimento também é muito importante.

•Por que isso acontece?
•Pode-se verdadeiramente se arrependem, sem o desejo de fazê-lo?
Explique que o arrependimento é uma direção na vida, o hábito de melhoria constante, um espírito de ser dócil e disposto a crescer a cada dia a partir honestamente olhar para nós mesmos e que se esforça para superar (ver 2 Néfi 02:21 ).

Perdoar os outros

Comece perguntando a sua família:

•O que uma coisa que o Salvador repetir com ênfase depois que ele deu a sua famosa oração que chamamos de Oração do Senhor? (A admoestação para nos perdoar os outros [ver Mateus 6:12-15 ].)
O Salvador enfatizou ainda mais este importante princípio, quando ele falou com Pedro sobre quantas vezes devemos perdoar uns aos outros (ver Mateus 18:21-22 ). Então Jesus disse a uma de suas parábolas sobre dois homens que deviam dinheiro. Leia a parábola em Mateus 18:23-35 , e discutir a importância de perdoar os outros.

Em nossos dias, este mesmo princípio foi vincada pelo Senhor em muitas seções de Doutrina e Convênios. Leiam juntos Doutrina e Convênios 64:8-10 , e discutir o que os versos significam para você.

Tenha uma noite Escritura

Passe uma localização para casa à noite, lendo e discutindo suas passagens favoritas das escrituras sobre o arrependimento ea expiação de Cristo, o que fez o perdão dos pecados possível para todos nós. Se você precisar de ajuda para localizar passagens apropriadas, procure em “Arrependei-vos, Arrependimento” no Guia para Estudo da SUD edição da versão King James da Bíblia.

Você pode querer ter um jogo de escritura perseguição, em que você indicar um tópico ou frase de uma escritura e deixe os membros da família corrida para encontrá-lo em suas cópias das escrituras. A pessoa que acha primeiras vitórias e lê a passagem completa em voz alta.

Você também pode combinar estas sugestões com a seguinte atividade.

Cantando os hinos da Expiação

Tenha uma noite espiritual dos hinos sobre a expiação de Jesus Cristo. Deixe os membros da família se revezam nomeando seu hino favorito para cantar, como “Eis o grande Redentor Die” ( Hinos, nenhum. 191 ), “Deus amou-nos, por isso ele enviou seu Filho” ( Hinos, nenhum. 187 ), ou “How Great a Sabedoria eo Amor” ( Hinos, nenhum. 195 ). Os membros da família podem querer dizer por que esse hino é importante para eles ou o que significa para eles. Uma breve discussão antes do hino vai fazer o canto mais significativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s