Lição Dezoito: Unidade através da oração da família

Aconselhe-se com o Senhor em tudo que fizeres.
[ Alma 37:37 ]
FINALIDADE
Membros da família Ajuda aproximar uns dos outros e com o Senhor através da oração familiar.

Para o pai
Para aqueles que tomam os seus verdadeiros sentimentos e preocupações ao Senhor, oração da família pode ser uma das partes mais unificadores e ao Fortalecimento do dia. Esta lição é projetado para ajudar a sua família a entender as ricas bênçãos disponíveis através da oração em conjunto e para ajudá-lo a discutir como você pode colher essas bênçãos em abundância.

Considere a seguinte história como se preparar para esta lição:

“Um pai, um homem quieto e despretensioso, achava difícil expressar seu amor por sua família. Em sua esposa de avisar que começou a realizar a oração familiar, e tornou-se a oportunidade de expressar o que estava em seu coração. Para sua filha, que tinha interpretado mal maneira de seu pai como indiferença, a experiência foi uma revelação. Suas orações eram simples e às vezes desajeitadamente formulada, mas ao ouvi-lo dizer: “Abençoa a minha linda filha para fazer o bem ‘emocionou.

“Um menino tímido que pensou em si mesmo como um” medroso “sentido novo orgulho e auto-estima quando o pai ea mãe agradeceu a Deus por sua” amável, filho gentil. ‘ E a auto-confiança do rapaz continuou a crescer através da oração, quando até seu irmão mais novo agradeceu ao Pai Celestial por seu “grande, irmão forte. ‘

“Na preparação para um passeio em família em nossa própria família, meu marido pediu ao Senhor que abençoe a nossa família para conviver e desfrutar da companhia um do outro. A pregação que tinha feito tinha ido inédito, mas que a oração reverente trouxe cooperação.

“Nosso filho adolescente estava tenso e mal-humorado, sempre que tentamos discutir qualquer problema com ele. Decidimos que era importante planejar a discussão quando ele seria mais receptivo, e que parecia ser em tempo de oração em família no período da manhã. Foi então que a casa estava em silêncio e nós compartilhamos um sentimento sincero humilde. Encontramos a tensão diminuiu quando a oração precedeu as nossas discussões.

“Durante estes momentos tranqüilos de oração em família, estamos mantendo contato uns com os outros e com o nosso Pai no céu.” (Ann H. Banks, “As Bênçãos extra de Oração da Família”, Ensign, janeiro 1976, p. 37. )

PREPARAÇÃO
1. Trazer um pedaço de papel e um lápis para cada membro da família.
2. Desenhe um grande versão da ponte mostrado na lição, e cortar as pedras da ponte para que a ponte podem ser colocados juntos como um quebra-cabeça. Tenha uma folha de papel colorido e cola pronto para colocar a ponte juntos no final da lição. Consulte a seção “Oração Familiar pode fortalecer-nos” para obter instruções sobre como utilizar a ponte.
3. Tenha uma caneta de cor ou lápis de cera.
4. Trazer lápis e papel para as crianças mais jovens.
HINO sugerido e CANÇÃO
“Sweet Hour of Prayer” ( Hinos, nenhum. 142 ).

“Oração pela família” ( Músicas para Crianças, p.189 ).

SUGESTÃO
Como Fechar que sentimos uns aos outros?

Comece discutindo brevemente as seguintes perguntas e idéias:

•Você já se sentiu sozinho em uma grande multidão?
Relate uma experiência que você teve-a um jogo de bola, em um metrô ou ônibus, ou em uma cidade grande, quando você se sentiu sozinho entre um grupo de estranhos ou conhecidos casuais. Deixe um ou dois membros da família relatar suas experiências.

•Por que você se sentiu sozinho mesmo que havia outras pessoas por perto?
•O que faz você se sentir perto de outras pessoas?
Conclua que saber que alguém está interessado em nossos problemas, sucessos e preocupações nos faz sentir perto deles.

Fale sobre um momento em que você tem sido entre amigos ou entes queridos e ainda me sentia sozinha. Talvez você teve um problema que você sentiu que ninguém poderia ajudá-lo com uma preocupação ou ninguém parecia se preocupar. Saliente que, mesmo entre os membros de sua própria família, aqueles que te amo mais, é possível sentir-se sozinho. Expresse seu desejo de que esta lição irá ajudá-los a encontrar uma maneira importante de se aproximar um ao outro e ao Pai Celestial para que nenhum deles vai sentir que enfrentar a vida sozinho. (Ver D & C 88:62-64 .)

Distribua um pedaço de papel e um lápis para cada pessoa. Peça a cada pessoa para fazer duas colunas. Na primeira coluna, eles têm lista de pelo menos cinco coisas que foram interessados ​​ou preocupados com durante a semana passada. Dê-lhes exemplos se necessário para que eles começaram, como fazer um teste, fazer amigos na escola, ou para começar um novo trabalho. Na segunda coluna, eles têm uma lista de pelo menos cinco coisas que os fizeram feliz durante a semana. Recolha as listas e colocá-los de lado para uso posterior na lição.

Oração da Família pode fortalecer-nos

Coloque as pedras da ponte que você desenhou e cortadas em pedaços, exceto a pedra angular (a pedra no centro da ponte), em uma pilha sobre a mesa ou no chão. Peça a todos para imaginar que eles estão em pé sobre as margens de um, fast-flowing rio profundo com essa pilha de pedras.

•Como poderíamos usar estas pedras para atravessar o rio? (Através da construção de uma ponte com eles.)
Já alguém tentar montar a imagem de uma ponte sobre a mesa ou no chão.

•Será que este tipo de ponte ser forte e estável? Poderíamos atravessar o rio perigoso com segurança?
Saliente que há lacunas entre as pedras e que uma ponte como esta entraria em colapso.

•O que está faltando a partir da ponte que tornaria mais forte?
Mantenha-se a pedra angular. Explique que, sem esta peça, as outras peças da ponte não vai segurar juntos, por mais fortes que sejam individualmente. Com a Keystone, todas as peças podem trabalhar juntos e apoiar uns aos outros.

Escreva a frase “a oração em família” na pedra angular com uma caneta de cor ou lápis de cera. Então, em cada pedra escrever o nome de um dos membros de sua família.

•Como podem rezando juntos em nossa família ser comparada com a pedra angular de uma ponte?
Leia 3 Néfi 18:21 .

•Quando tem a oração em família nos ajudou e fez a nossa família mais forte?
Depois de sua família tem discutido estas questões, tê-los pensar sobre a oração familiar ser uma pedra angular, como você, ou alguém, contar a história de Brent:

O Amor de um irmão mais velho

“Uma das maiores alegrias da minha vida foi quando minha família estava espiritualmente unidos em busca de ajuda do Senhor em meu nome, me apoiando por um momento de intensa luta. Aprendi pela experiência por que o Senhor nos colocou em grupos sagrados chamados famílias.

“Quando eu era uma caloura no ensino médio eu contraiu uma doença renal. Ao longo dos próximos anos, a minha saúde diminuiu gradualmente até que a minha condição tornou-se crítica. Apesar da melhor assistência médica, a doença acabou destruindo meus dois rins. …

“Eu aprendi muito durante esses três anos em uma máquina de rim. Minha fé no Senhor cresceu enquanto eu observava sua mão guiando minha vida. Eu estava perto da minha família, e apesar de a máquina que eu amava a vida mais do que nunca. Eu nunca tinha sido tão livre, nem tão feliz. No entanto, eu ansiava por ser livre do meu companheiro mecânico.

“Esse objetivo, como tantos outros, tornou-se um projeto de família. Muitas vezes passei noites familiares e entrevistas familiares discutindo alternativas para diálise e as justificações para um transplante.

“Lembro-me de uma semana memorável, quando a família era tudo junto. …

“Durante essa semana que passou um bom tempo conversando com a minha saúde. Tínhamos tudo pesquisado a possibilidade de um transplante, e cada membro da família tinha pessoalmente ofereceu para ser meu doador. …

“Então, uma noite, um evento maravilhoso e inesperado ocorreu durante as orações familiares. Meu pai era de voz, e quando a oração foi concluído todos nós sabíamos o que estava para acontecer. Com lágrimas nos olhos, discutimos nossos sentimentos. Sim, cada um tinha sentido a mesma confirmação. Devemos ir em frente com o transplante. ”

Explique que o Brent irmão Craig deu-lhe um de seus rins. Após a operação, Craig estava muito doente, eo corpo de Brent estava a tentar rejeitar o novo rim. Em seguida, continuar com a história de Brent:

“Os relatórios médicos indicaram que eu estava rejeitando o novo rim. Parecia que tinha falhado. Foram tomadas medidas médicas drásticas, mas com pouco sucesso. Como se viu, a ajuda mais poderosa de todas foi a oração. Gravado profundamente em minha alma é a memória de muitas noites, quando os membros da família se ajoelhavam ao redor da minha cama e um por um oramos ao nosso Pai Celestial. Escutei como meus irmãos choraram, rezando para que eu pudesse viver. Depois, em silêncio, nenhum de nós capaz de falar, a gente tocar as mãos para dizer boa-noite. E eram boas noites, para cada um de nós experimentou o puro amor de Cristo.

“A rejeição de rim foi finalmente superada; Craig, também, rapidamente recuperou sua saúde e força. Hoje, os médicos relatam que eu sou uma das mais saudáveis ​​receptores renais da história. …

“Posso testemunhar que uma das maiores alegrias da mortalidade vem quando uma família está espiritualmente unidos em busca de ajuda do Senhor e conforto.” (D. Brent Collette, Ensign, outubro 1981, pp 42-44.)

•De que forma foi a oração familiar como uma pedra angular para Brent e sua família?
•Você acha Brent poderia ter enfrentado sua longa luta com a doença, não importa qual seja o resultado, sem as orações unidos da sua família?
•Por que Brent capaz de sentir esse apoio de sua família?
Saliente que-

1. Toda a família sabia sobre o problema de Brent.
2. Eles se amavam e queria ajudar.
3. Eles oraram juntos.
4. Eles fizeram tudo o que podiam.
Explique que isso ajudou a trazer as bênçãos do Pai Celestial.

•Você sente que outros membros da família conhece e se preocupam com as preocupações e as alegrias que você escreveu?
Ver as listas que você coletou. Leia um ou dois itens de lista de cada pessoa. Ter a família adivinhar quem escreveu cada item que você mencionou. Escolha os itens que podem não ser fáceis de combinar com a pessoa que os escreveu. Você pode perguntar: “Durante a semana, que um de nós estava preocupado com este problema?” Ou “Quem era feliz com isso durante a semana?”

Um Processo em Duas Partes

Sugerir que a oração familiar eficaz é um processo de duas partes:

1. Devemos estar conscientes de sentimentos e preocupações (ver uns dos outros 1 Pedro 3:8-9 ).
2. Temos de falar com o Pai Celestial sobre problemas específicos que estão em nossas mentes (ver Alma 34:18-27 ).
•E se a família de Brent não tinha orado especificamente sobre seu problema durante o tempo de sua doença? Você acha que eles saberiam o que fazer e como eles podem ajudar?
•Que diferença fez orações da família fazer?
•Por que podemos obter ajuda através da oração em conjunto, como uma família que poderíamos obter de outra maneira?
Saliente que, quando oramos juntos sobre problemas específicos, o Pai Celestial pode nos mostrar maneiras de ajudar um ao outro que nunca poderia ter visto. Peça a alguém para contar a seguinte história:

Sue ajuda

Sue Crandall estava preocupado com seu irmão mais novo, Tim. Toda manhã, eles chegaram em um pequeno ônibus amarelo, que os levou para a escola a poucos quilômetros de sua casa. Este foi o quarto ano de Sue, de modo que ela estava acostumada a andar de ônibus. Ela nem olhou para a frente para o passeio como um tempo para conversar com seus amigos todas as manhãs.

Mas Tim sentiu diferente. Até agora, após uma semana de escola, ele tinha chorado todas as manhãs a caminho do ponto de ônibus. A mãe de Sue tinha sido firme. “Você vai se acostumar com isso, Tim”, ela diria. “Logo você vai ter muitos amigos no ônibus.” Mas Sue podia ver sua mãe cada vez mais preocupado a cada dia como Tim entrou no ônibus e fungando enxugando os olhos vermelhos.

Sábado de manhã, como a família Crandall ajoelhou torno da mesa de café da manhã, o pai de Sue disse algo que fez Sue parar e pensar. Logo após ele agradeceu ao Pai Celestial por seus belos filhos, ele disse: “Abençoa Tim que ele será capaz de fazer amigos no ônibus esta semana. E nos ajudar a encontrar uma maneira de ajudá-lo. ”

Como a família comia seus ovos e torradas pela manhã, Sue pensei muito. Ela percebeu que havia sentido pena de Tim durante toda a semana, mas ela não tinha feito nada para ajudar. Ela sentou-se com seus próprios amigos, todas as manhãs, como seu irmão mais novo caiu silenciosamente na primeira fila de bancos.

No sábado à tarde, Sue tinha um plano. Ela perguntou a sua mãe se poderia pegar sua amiga Karen e seu irmão de segundo grau, Todd, em seu caminho para o ponto de ônibus na segunda de manhã.

Com certeza, no momento em que os filhos atingiram a parada de ônibus na segunda-feira, os dois rapazes eram tão ocupado falando que Tim quase não notei sua mãe de carro.

•Como pai a oração de Sue ofereceu ajuda Tim?
•Podemos apoiar uns aos outros se não temos conhecimento de preocupações e problemas uns dos outros?
Sugira que sua família poderia ser mais forte e se sentir mais perto de suas orações juntos foram mais específico, se você orou sobre os verdadeiros sentimentos e preocupações de cada membro da família, bem como sobre as preocupações do grupo.

Cole as peças da ponte juntos em uma folha de papel colorido. Escreva a escritura do início da aula debaixo da ponte. Post-it onde sua família pode vê-lo durante a semana. Sugerir que durante a semana eles fazem um esforço especial para orar preocupações com membros da família. Antes de cada oração em família, você pode ter uma conversa para descobrir as necessidades e preocupações. Você pode achar que o horário das refeições é um bom momento para esse tipo de discussão. Durante a noite seguinte em casa de família, discutir se isso fez com que sua família se sentir mais perto.

Certifique-se de fechar esta noite familiar com a oração familiar.

ADAPTAÇÃO PARA CRIANÇAS MENORES
Diga a família sobre uma época em que cada um de seus filhos estava doente ou tinha um problema especial. Diga-lhes como você orou para que a criança, o quanto você o ama, e quão agradecido você estava quando sua oração foi atendida. Explique que o Pai Celestial tem um grande amor por cada um de nós. Ele sempre nos quer contar-lhe sobre os nossos problemas e preocupações para que ele possa nos ajudar.

Conte a história de Sue e Tim. Fale sobre como podemos ajudar melhor uns aos outros quando oramos sobre nossos problemas.

Distribua um pedaço de papel para cada pessoa. Faça com que todos tirar uma foto que irá lembrá-lo da lição, como orar em família ou Sue e Tim no ônibus. Peça que cada pessoa fale sobre a sua imagem.

Feche sua noite familiar com a oração familiar. Em sua oração, expressar seu amor para cada membro da família, e mencionar uma preocupação especial ou precisa de cada um tem.

ADAPTAÇÃO PARA ADOLESCENTES E ADULTOS
A maioria dos adolescentes e adultos vão entender o sentimento de estar sozinho em uma multidão. Deixe-os discutir este sentimento. Compare-a com a sensação de estar com as pessoas que os amam e se interessam por eles.

Muitas pessoas-adolescentes nem sempre estão dispostos especialmente-de dizer aos outros o que as suas preocupações são. Como você introduzir a atividade de fazer duas listas, você pode querer discutir como você pode superar este constrangimento sobre a partilha de problemas pessoais através manter confidências e nunca violar a confiança.

Use a atividade ponte.

Você pode querer discutir com maior profundidade as experiências da sua própria família com uma oração. Lembre-se de como suas orações para o outro foram respondidas. Ajude a família entender que algumas das experiências mais ricas e mais unificadores vir quando a família unida procura ajuda e bênção do Senhor.

Use a história de Brent, e discuti-lo.

Aceite sugestões da sua família a respeito de quando, a cada dia, eles podem passar alguns minutos discutindo necessidades e preocupações de cada um. Incentive-os a ter consciência desses problemas quando é a sua vez de oferecer a oração familiar.

SUGESTÕES PARA O futuro lar EVENINGS
Fazer oração mais significativa

Dar a cada membro da família de papel, na qual as cartas de f, a, m, i, l, y, p, r, a, y, e, r são listados abaixo da margem esquerda.

Desafie a família a pensar em coisas que começam com essas letras que eles poderiam fazer para fazer a oração familiar mais significativo. As listas combinadas vão dar a sua família uma imagem de suas responsabilidades para as orações familiares eficazes. Por exemplo, as listas podem incluir f, sentir humilde e sincero, um, peça com fé; m, fazer um compromisso de viver como você orar, i, convidar o Espírito do Senhor para estar com você; ou l, o amor do Senhor, os membros da família, amigos e inimigos.

Conclua discutir outras maneiras que você pode fazer orações familiares mais espiritual e gratificante, como preparar lendo passagens bíblicas curtas ou cantando um hino. Planeje maneiras de fazer a oração familiar um destaque do dia ao invés de algo familiares querem apressar para que possam fazer outras coisas.

Os passos essenciais da oração

Ensine os membros da família os passos básicos para a oração propriamente dita, usando suas próprias palavras:

1. Morada Pai Celestial em termos sagrados, como “Nosso Pai Celestial”.
2. Expresse gratidão pelas bênçãos do passado.
3. Peça bênçãos necessárias, tanto materiais como espirituais. (Inclua as necessidades e os problemas dos outros, e buscar proteção contra as más influências.)
4. Fechar, dizendo: “Em nome de Jesus Cristo.” Cada pessoa adiciona um sincero “amém” como uma indicação de acordo e reinauguração.
Os membros da família poderia acrescentar outras idéias. Consulte a Oração do Senhor ( Mateus 6:5-13 ), como você discutir essas etapas. Peça aos membros da família para prestar atenção para estas etapas na oração em casa e na igreja.

Orar pelos outros

Os membros da família devem estar preocupados pelo bem-estar de cada um em suas orações. Comente com a família a história da conversão de Alma ( Mosias 27 ). Discutir a importância eo poder das orações fiéis de seu pai em nome de Alma. O estresse que nunca devemos desistir de um ente querido que precisa de nosso encorajamento e apoio.

Se um membro da sua família está enfrentando alguns desafios, como a inatividade na Igreja, um problema médico, um exame na escola, ir para a missão, indo para a faculdade, ou diante de um novo emprego, ajudar os familiares a colocar o exemplo de Alma em prática.

Para lembrar os membros da família, você pode postar o seguinte em uma placa de boletim família: “A oração eficaz fervorosa de um justo pode muito” ( Tiago 5:16 ).

Incentivar orações familiares regulares

Se você não tem orações familiares regulares, discutir a oração familiar eo que ele pode fazer para aumentar a unidade da família, amor e força. Você pode querer usar uma das outras noites familiares sugeridas casa em oração para motivar a sua família para rezar juntos. Quando eles estão devidamente preparados e querem ter orações familiares, fazer um plano para a realização de oração em família regularmente.

Se os horários dos membros da família parecem interferir, leia e discuta Lucas 10:38-42 . Discuta o que as nossas prioridades adequadas devem ser. Você pode querer nomear um membro da família para lembrar os outros ou para chamá-los à oração no momento adequado. Ou você pode querer tê-los postar o horário agendado e colocar em cartões, em molduras de espelho ou em portas do quarto como lembretes. Planeje maneiras de fazer suas orações familiares experiências espirituais.

Apreciando Oração da Família

Partilhar a experiência do Élder John H. Groberg durante sua viagem de três meses a partir de Salt Lake City para Tonga como um jovem missionário (ver Conference Report, abril 1982, pp 75-79; ou Ensign, maio de 1982, pp 50 – 52). (Se você não tem uma cópia deste endereço, verifique com sua biblioteca da capela.) Discuta como as orações de sua família apoiou-o em uma terra distante, quando sentiu assustado e sozinho. Se os membros da família tiveram experiências quando a oração familiar fortaleceu alguém, têm familiares relacioná-los. Explique como a oração em família pode ser mais eficaz através do amor e unidade entre os membros da família. Já os membros da família sugerem maneiras que a oração em família podem aumentar a unidade da família.

Você pode querer terminar com trechos de discurso proferido na conferência do Élder Groberg:

“Não importa o que as outras herança você deixa a sua família, dar-lhes a herança de conhecer através da experiência que, para sempre, você estará orando por eles e eles para você. …

“Testifico que o tempo eo espaço existem barreiras para essas influências justos, e não importa onde estamos ou o que a nossa situação é, mesmo nas profundezas do desânimo, longe de nossos entes queridos, nós também podemos sentir e ser reforçada por aqueles alma -mexendo palavras, “e abençoar John ou Jane ou quem em sua missão”, pois na verdade a vida é uma missão. Estamos todos aqui em missão de aprender a amar e servir uns aos outros; e nós não podemos fazer isso tão bem como deveríamos a menos que tenhamos a oração familiar consistente, fervorosa “(Conference Report, abril 1982, pp 78-79, ou. Ensign, .. maio de 1982, p 52)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s