10 motivos para deleitar-se em ser escolhido

Pedro disse para os exilados eleitos – isto é, para os cristãos espalhados por todo o Império Romano – “Vocês são raça eleita, sacerdócio real, nação santa, propriedade escolhida do Senhor” (1Pedro 2:9)

 

Ele quis dizer isso como um enorme incentivo para uma pequena minoria sitiada, perseguidos em um vasto mar de descrença e crescente hostilidade. Os adversários podem parecer poderosos, numerosos e dominadores, mas olhe de novo, vocês são os escolhidos de Deus, “sUa propriedade exclusiva”. Querido cristão sofredor, Pedro diria: Você consegue sentir o que isso significa???

Deleite-se em ser escolhidos de Deus! Razões para tal:

 

  1. Sua fé não é a base para que Deus tenha te escolhido, mas ela é o resultado dessa escolha.

Isto significa que sua fé e uma maravilha – mais maravilhosa do que qualquer uma das 7 maravilhas do mundo. Jesus disse: “ Você não me escolheu mas Eu te escolhi (John 15:16).

Existiu uma escolha mais profunda do que a seleção dos 12 apóstolos.

Nos sabemos disso porque Judas era parte dos 12 e ele não era “escolhido”.   Jesus disse: “ Não estou me referindo a todos vocês, conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: “Aquele que partilhava do meu pão voltou-se contra mim” (João 13:18 NVI).

Se você vem para Jesus, a maravilha é essa, você já pertencia ao Pai e o Pai te deu para Jesus.   Você não foi escolhido porque você veio, você veio porque você foi escolhido. Isso foi o que Jesus disse “Todos aquele que o Pai me der vira a mim… Eles eram teus; tu os destes a mim (John 6:37; 17:6 NVI).

 

Se você acredita em Jesus, a maravilha é que você estava previamente destinado para a vida eterna. Você não foi predestinado porque você acreditou, ao contrario, você acreditou porque você foi predestinado. Quando os gentios ouviram o Evangelho incluindo os mesmos, “ eles se alegraram e bendisseram a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna” (Atos 13:48 NVI).

 

Deleite-se com a maravilha de que você é um cristão porque Deus te escolheu para ser um. Suas raízes, como um filho de Deus, estão na eternidade – na mente infinita e no coração de Deus. Sua fé e todos os seus frutos são um dom eterno de Deus.

 

 

  1. Portanto, Deus não te escolheu baseado em você, mas baseado na graça.

Olhe por exemplo o povo de Israel do velho testamento. Porque Deus colocou seu favor sobre Israel e não nos outros povos da terra? Qual foi a base escolhida por Deus ao chama-los “meus escolhidos” (Isaías 45:4). Aqui esta a resposta de Moisés:

 

“Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele o tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.” (Deuteronomio 7:6-8 NVI).

 

Isso é maravilhoso: “ O Senhor colocou sEu amor em você e escolheu você…porque o Senhor ama você. : Ele te ama porque ele te ama!!! Isto é o mais profundo e final base da escolha de Deus por Israel.

 

Paulo sublinha essa maravilha. Porque Jacó, o pai da nação de Israel, foi escolhido em detrimento de seu irmão gemeo Esaú? Paulo responde: “Todavia, antes que os gemeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou ma – a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras mas por aquele que chama – foi dito a ela: “ o mais velho servira ao mais novo” (Romanos 9:11-12 NVI).

E este principio perdura até os dias de hoje. Paulo diria: “Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça” (Romanos 11:5 NVI). Isto é para todo cristão verdadeiro. Apesar do que acreditamos– a nossa vinda para Jesus – é somente pela graça. Não há motivos para sermos escolhidos a não ser pelo sábio e incompreensível amor de Deus!

 

 

  1. Desde que nossa fé e obediência é devido a escolhe de Deus por nos, podemos sabem então que somos escolhidos.

 

É lindo que a escolha eterna de Deus de que seremos seus filhos pode ser conhecido por aqueles que Ele escolheu. Paulo disse que ele sabia que os crentes de Tessalonica foram escolhidos de Deus. “Sabemos, irmãos, amados de Deus, que Ele os escolheu” (1Tessalonicenses 1:4 NVI).

 

Como Paulo sabia disso? Como os Tessalonicenses também sabiam disso? Paulo explica, “Sabemos, irmãos, amados de Deus, que Ele os escolheu porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.” (1Tessalonicenses 1:4-6 NVI)

Somente a determinação eterna de Deus para salvar o seu povo escolhido pode explicar o milagre da fé que que recebe a palavra do evangelho com alegria no meio da aflição. Esta é a obra de Deus, e Deus faz este trabalho para salvar os seus eleitos. Se isso já aconteceu com você, você pode saber que você é escolhido.

 

Deixe a beleza disso se aprofundar em você. Sua fé não e uma testemunha de qualquer tipo de poder em você. É um testemunho de Deus de escolher você. Não é um testemunho de algo pequeno como por exemplo auto determinação. É um testemunho do mesmo poder que criou o universo. (Efésios 2:5).

 

  1. Ser escolhido de Deus significa que nenhuma acusação pode permanecer contra nos

 

As muitas maravilhas a respeito de Deus escolhendo seu povo inclui o fato de que Deus enviou seu filho para esse mundo para cancelar todas as dividas doe sEus escolhidos – para anular todas as acusações contundentes contra eles e para dar-lhes uma posição justa no tribunal do céu.

 

“ Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nos, quem será contra nos? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nos, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fara alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus que os justifica. Quem os condenara? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e esta a direita de Deus, e também intercede por nos.” (Romanos 8:31-34 NVI).

 

A razão que nenhuma caga pode fica com os escolhidos de Deus é que Deus “deu o seu filho por nos” e segue-se necessariamente, “Deus nos dará graciosamente todas as coisas “ A maravilha não e apenas que não existe “nenhuma condenação”, mas que tudo isso foi planejado na eternidade para ser bem sucedido. Ele não fez este grande trabalho como um pescador jogando a rede para ver quem pode nadar para ele. Não é por acaso, ou por própria vontade que nos “nadamos” para a salvação de Deus. Isto foi planejado e executado especialmente para nos, os escolhidos. Esta é uma maravilha para ser deleitada.

 

  1. Ser escolhido de Deus nos assegura a doçura da humildade.

 

Quanto mais nos consideramos escolhidos, mais a maravilha disso cresce. Paulo nos diz para considerar isto. A razão que Ele quer que pensemos sobre ser escolhido (você é? Com alegria?) é que vai nos fazer humildes. Aqui esta a passagem que trata esse assunto. Ele começa dizendo para que consideremos nossa “vocação” porque esse chamado – da morte para a vida – é a maneira que experimentamos com o tempo, a escolha que Ele fez na eternidade. Em seguida ele menciona três vezes sermos escolhidos:

 

“Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.” (1Corintios 1:26-29 NVI).

 

 

Você vê o ponto??? Deus é livre para escolher quem vai se tornar cristão. E, em sua liberdade, Ele explode todas as expectativas mundanas do que é “especial”. Apenas quando pensamos que entendemos sUa escolha, vemos que Ele tem ido por um caminho diferente. Paulo não nos deixa adivinhar qual é esse ponto. Ele explica “ a fim de que nenhum ser humano pode se orgulhar na presença de Deus. A escolha de Deus é designada para remover a nossa gloria.

 

Qualquer grupo ou pessoa que se gaba de que exista algo neles que justifica Deus de ter-lhes escolhidos, nao sabe realmente o propósito e a consequência dessa escolha que é para a aniquilação de si mesmo baseado do favor de Deus em nos. Nos não fizemos nada – absolutamente nada- para sermos qualificados para ser escolhido.

 

Deleite-se com isso. Você não tem nenhum mérito o qual o qualificou para ser um escolhido de Deus. Isso não existe!!

 

  1. Ser raça eleita é o fim do racismo contra os cristãos.

 

É maravilhoso saber que Deus escolheu um povo para si mesmo, ele anulou os efeitos de autoexaltação de todas as raças e etnias. “Você é uma raça escolhida…uma nação santa” (1Pedro 2:9). A raça escolhida não é branco, negro, asiático ou qualquer outro agrupamento natural.

 

A raça escolhida, são pessoas que nasceram de nova para uma viva esperança (1Pedro1:3). Seu novo DNA é do Espírito Santo. Não é que raça e etnia não são importantes em nossa vida cultural comum, mas não é isso o que nos une a Deus ou a uns aos outros em Cristo. Nos somos nova criatura, nova humanidade. Como Pedro disse: Nova raça! Escolhida raça. A raça tirada de todas as raças.

 

Deus nos escolheu livremente – sem relação nenhuma a raça – para ser esta nova raça. Em seguida Ele enviou seu Filho para nos comprar de todos os grupos étnicos do mundo: “Você estava morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação” (Apocalipse 5:9). Desta forma, Ele anulou todo racismo. Ele ligou todas as raças e todas as etnias em uma nova família, com um Pai glorioso. E Ele fez isso na eternidade quando Ele escolheu fazer um povo de todas as raças em uma nova raça.

 

Deleite-se nessa liberdade sem racismo. E ainda sim se vc não conseguir, venha descobrir quem você é, e o que significa ser uma “raça escolhida”.

 

  1. Ser escolhido por Deus significa ser destinado para a eternidade.

 

O objetivo final de ser escolhido é a alegria suprema de estar satisfeito. E essa alegria se aprofunda a medida que compreendemos que nos, seres humanos, fomos projetados para encontrar nossa plena satisfação não em frente a um espelho mas na frende de Deus. Nos fomos feitos para ser espelhos não para olhar no espelho. A alegria de ver essa beleza satisfatória estava destinada a encontrar a sua consumação no reflexo da beleza de Deus e do homem em louvor.

 

Isto é o que Paulo diz em Efésios 1:4-6 “ Deus nos escolheu… e predestinou…para o louvor da gloria de sua graça. “E no caso de nos não entendermos isso, ele diz no verso 12”… para o louvor da sua gloria. “E novamente, no versículo 14, “…para o louvor de sua gloria.” Deus recebe a gloria e exaltação.

 

Deleite-se com a maravilha de que você foi escolhido na eternidade passada para uma alegria sem fim de louvor na eternidade futura.

 

  1. Ser escolhido de Deus significa que Deus vai usar todos os meios necessários para lhe trazer a esta gloria eterna.

 

A maravilha de ser escolhido inclui a maravilha que Deus escolheu os meios para nos trazer para casa. Gloria não e imediata ou automática.

 

Através de muitos perigos e armadilhas, eu vim, Sua graça me deu segurança até agora e essa mesma graça vai me levar pra casa. Desde o nosso novo nascimento até quando formos para a nova terra, teremos provações no caminho. Se Deus não tivesse nos escolhido para ser ajudados por muitos companheiros de viagens (irmãos em cristo) nos não conseguiríamos chegar lá. É por isso que Paulo diz: “ Por isso, tudo suporto por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que esta em Cristo Jesus com a gloria eterna” (2Timoteo 2:10).

 

O próprio Paulo foi um meio escolhido por Deus de salvar os escolhidos. E você também é. E você precisa de outros. Para os escolhidos de Deus os meios são necessários e eles são certos porque Deus os escolheu, tão certo como Ele os escolheu.

 

Deleite-se com a maravilha que você deve lutar para chegar ao céu e Deus vai fazer com que você ganhe essa luta.

 

  1. Ser escolhido de Deus significa que Deus molda a história em seu nome

 

Esta maravilha pode ser demais para nos compreendermos, mas aqui esta: “Se aqueles dias não fossem abreviados, nenhum ser humano seria salvo. Mas por causa dos escolhidos aqueles dias serão abreviados” (Mateus 25:22)

 

O fluxo da história será alterada para o bem dos eleitos. O mundo dos descrentes, que rejeitam a Deus e seu Filho, não tem ideia de como o mundo funciona. Eles não sabem o verdadeiro significado de tudo. Eles vão ficar petrificados ao saber que algum dia, os cristãos, a quem eles desprezavam ou ignoravam foram o pivô de toda a história.

 

  1. Por ultimo, ser escolhido de Deus significa que Ele ira reunir-nos quando Ele vier e nos dará justiça.

 

A maravilha da vingança esta chegando. Pode ser que nessa vida os escolhidos foram tratados como Jesus – uma pedra que os construtores rejeitaram. Mas aos olhos de Deus esta pedra foi “escolhida e preciosa”. E essa mesma pedra se torno a pedra angular do reino de Deus (1Pedro2:6-8). Ele ressuscitou dos mortos. Houve uma gloriosa vingança.

 

Assim será com todos os escolhidos de Deus. “Ele enviara os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seu eleitos dos quanto ventos, de uma a outra extremidade dos céus (Mateus24:31). E finalmente, isso se tornara realidade: “Acaso Deus não fara justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? (Lucas 18:7). Sim Ele vai. E tudo que uma vez estava escondido vira a luz.

 

Deleite-se com esta promessa. Você pode se sentir como uma pedra rejeitada por enquanto, mas quando Ele vier, ele vai fazer você uma coluna no templo de Deus (Apocalipse 3:12). Ele triunfara sobre todos os inimigos de sua alma e você reinara com Ele – vocês, os escolhidos. “Pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos Reis; e vencerão com Ele os seus chamados, escolhidos e fieis” (Apocalipse 17:14).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s